quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

II Seminário do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia

0 comentários


Na próxima segunda-feira, dia 17 de Dezembro, ocorre o II Seminário do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológica da Amazônia, com a apresentação dos trabalhos de conclusão dos alunos que finalizaram o curso este ano.
O Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia teve início em 2010, como uma iniciativa inédita no Amapá para fortalecer a formação de jovens pesquisadores e a sensibilização de agentes locais para a valorização do patrimônio arqueológico. O Curso foi realizado pela UEAP com apoio do Ministério Público Estadual (PRODEMAC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).
Este Seminário faz parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista, incentivando a divulgação do conhecimento produzido através da apresentação pública dos trabalhos.
Neste II Seminário, são apresentados os trabalhos desenvolvidos por discentes, sob orientação de professores e pesquisadores de diferentes instituições.  São trabalhos inéditos, que versam sobre temas de conservação e difusão do conhecimento arqueológico, arqueologia histórica e novos levantamentos sobre o patrimônio arqueológico no Estado do Amapá.
O resultado são monografias voltadas ao patrimônio arqueológico do Amapá, com novas reflexões sobre a gestão, a difusão e a pesquisa arqueológica no Estado. 
Data: 17 de Dezembro de 2012
Local:  Auditório Central da UEAP
                Av. Presidente Vargas, nº 650
                Horário: 17h30min – 20h30min

ENTRADA FRANCA (Inscrições no local para atestados de participação)
Informações: 2101 0506 | 3212 53 44  r:238
Programação:
17h30min – Abertura
17h50min – Início
1)      Aneliza Smith Brito: “Paisagem cultural: da Fortaleza ao Araxá” | Orientadora Msc. Fátima Maria Andrade Pelaes (UNIFAP)
2)      Eloane de Jesus Ramos Cantuária: “Em busca da cidade colonial: um estudo de Arqueologia Urbana no centro comercial de Macapá” | Orientadora: Msc. Mariana Petry Cabral (IEPA)
3)      Anastácio da Silva Penha: “Caretas do Maracá- em que caminhos procurar?” | Orientador Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (UNIFAP)
4)      Jeane Andrade Santana: “Os Desafios da Preservação e Conservação do Patrimônio Arqueológico: O Estudo de Caso do Sítio Histórico de Mazagão Velho” | Orientador: Dr. Flavio Silveira (UFPA)
5)      Larissa Ventura da Costa: “Fortaleza de São José de Macapá: Um itinerário inovador em valorização do patrimônio histórico e cultural” | Orientadora Msc. Mariana Petry Cabral (IEPA)