quarta-feira, 24 de abril de 2013

Arqueologia de contrato em debate

0 comentários
 Intercongresso do World Archaeological Congress
Desvelando a Arqueologia de Contrato
Porto Alegre (Brasil), junho 3-4, 2013.
Os arqueólogos criam produtos usados de múltiplas formas por públicos variados, porém, raramente é analisado o seu papel como produtor de mercadorias históricas e os usos destes produtos no contexto capitalista. Quais suas responsabilidades frente a esta produção? Os arqueólogos estão conscientes sobre sua cumplicidade com o mercado e a ordem capitalista? E caso estejam, como conciliam uma prática que demanda por justiça e responsabilidade, quando ao mesmo tempo trabalham com e para projetos capitalistas que passam por cima das demandas sociais? É possível praticar uma arqueologia da descolonização em Programas de Arqueologia de Contrato? A cumplicidade não reflexiva da maioria dos arqueólogos com a Arqueologia de Contrato tem criado um espaço público no qual as demandas do capitalismo por especialistas têm sido prontamente atendidas. Portanto, a relação ent re arqueologia e expansão capitalista aparece como um mero serviço técnico, munida de uma inocente instrumentalidade.
Este intercongresso da WAC, com o tema Desvelando a Arqueologia de Contrato, tem por objetivo analisar as condições sob as quais as relações entre arqueologia de contrato e mercado capitalista se desenvolvem, os princípios (se algum) que são colocados em jogo e os possíveis cenários onde tal cumplicidade pode ser revista e reconstruída através do engajamento crítico.
O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de junho de 2013 no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situado na Avenida João Pessoa, nº 80, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail desvelandoarqueologiacontrato@gmail.com (taxa única: R$ 30,00).
Programação:
03/06/2013
9:00-12:00 – Mesa RedondaArqueologia e Capitalismo: O Passado como Mercadoria?
Palestrantes:
Alejandro Haber (Universidad Nacional de Catamarca/CONICET, Argentina)
Nick Shepherd (University of Cape Town, África do Sul)
Yannis Hamilakis (University of Southampton, Inglaterra)
Debatedor: Cristóbal Gnecco (Universidad del Cauca, Colÿmbia. CNPq/UFRGS, Brasil)

14:00-17:00 – Mesa Redonda: Uma Visão Critica da Arqueologia de Contrato em Perspectiva Mundial
Palestrantes:
Jaime Almansa-Sanchéz (JAS Arqueología  S.L.U., Espanha)
Ivana Carina Jofré (Universidad Nacional de Catamarca/CONICET, Argentina)
Roberto Stanchi (IPHAN, Brasil)
Debatedor: Alejandro Haber (Universidad Nacional de Catamarca, Argentina)

17:30-18:30 - Fórum de Discussão
Mediadora: Fabíola Silva (Universidade de São Paulo, Brasil)

04/06/2013
9:00-12:00 – Mesa Redonda: Arqueologia de Contrato no Brasil: Direitos Indígenas e Desenvolvimento Econÿmico
Palestrantes:
Jose Otávio Catafesto de Souza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Jorge Eremites de Oliveira (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Loredana Ribeiro (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Debatedor: Sergio Baptista da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil).

14:00-17:00 –
Mesa Redonda: Agendas para uma (Re)Ação frente o Capitalismo: Impacto Profissional, Educação Patrimonial e Respostas Locais
Palestrantes:
Marcia Bezerra (IPHAN, Brasil)
Fabíola Silva (Universidade de São Paulo, Brasil)
Andrés Zarankin (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)

Debatedora: Adriana Schmidt Dias (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
17:30-18:30 - Fórum de Discussão
Mediadora: Márcia Bezerra (IPHAN, Brasil)

Adriana Schmidt Dias
Departamento de História/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
Campus do Vale - Av. Bento Gonçalves, 9500
Porto Alegre - CEP 91540-000
Rio Grande do Sul - Brasil

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Primeira exposição arqueológica no Museu Kuahí mostra peças do acervo do IEPA

0 comentários

Na última quarta-feira, dia 17, o Museu Kuahí - Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque inaugurou sua primeira exposição arqueológica:  Uma Ponte sobre o Rio Oiapoque.
Esta exposição, com curadoria do arqueólogo francês Dr. Gerald Migeon, foi elaborada em 2011 como parte das atividades de difusão sobre a construção da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque. Com foco na arqueologia e na história, a exposição apresenta as ligações que sempre existiram entre as duas margens deste grande rio.


A equipe do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, que mantém relações de cooperação científica com arqueólogos na Guiana Francesa desde 2007, realizou escavações arqueológicas no sítio da ponte binacional no lado brasileiro (em 2009, em parceria com A Lasca Consultoria, e em 2012 através de convênvio com a SETRAP). Para esta exposição, o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA produziu os textos sobre arqueologia no Amapá, apresentando resultados das pesquisas realizadas entre Oiapoque e Macapá.
A exposição, que teve sua inauguração em Caiena em 2011, ganhou uma versão em português em 2012, que esteve aberta à visitação durante o mês de Maio de 2012 no Museu Sacaca, em Macapá. Desde lá, a equipe do Museu Kuahí mostrou-se interessada em receber a exposição, que agora finalmente é exposta na cidade do Oiapoque.
Através de articulações entre as equipes do Museu Kuahí, do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA e do Iepé-Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, "Uma Ponte sobre o Rio Oiapoque" é a primeira exposição arqueológica na casa, e faz parte das atividades do Abril Indígena. O acervo arqueológico do Museu Kuahí, formado por poucas peças oriundas do Kumene, foi complementado por seis peças arqueológicas que pertencem ao acervo do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA. As peças representam um pouco da diversidade do patrimônio arqueológico presente entre Oiapoque e Macapá. 
A exposição fica aberta até Dezembro de 2013. O endereço do Museu Kuahí é:
Av. Barão do Rio Branco, 160. Oiapoque – AP.
Telefone de contato: (96) 3521 3293.