segunda-feira, 19 de maio de 2014

Arqueologia do IEPA participa da Semana de Museus

Durante esta semana, como parte de uma programação nacional que incentiva a visitação aos museus em todo país, o setor de Arqueologia do IEPA marcou presença na programação do instituto, coordenada pelo Museu Sacaca.

Oficina Arqueologia na Sala de Aula, com educadores de escolas de Macapá e Santana. Foto: Mario Dias.


Na quinta-feira, foi realizada a oficina "Arqueologia na sala de aula", ministrada por Mariana Cabral, e com um público formado por educadores de diversas áreas, como Artes, História, Geografia, Biologia e Pedagogia. A oficina ofereceu um panorama sobre a arqueologia no Estado do Amapá, e buscou ativar nos educadores reflexões sobre a construção do passado e o envolvimento da sociedade nas escolhas sobre a patrimonialização de bens arqueológicos. Ao final da oficina, a turma de 30 educadores visitou o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, que tem fortalecido sua atuação através de um programa de socialização do conhecimento arqueológico, inclusive com visitas guiadas à reserva técnica de arqueologia. 
Na sexta-feira, foi a vez do arqueólogo João Saldanha realizar uma palestra no Auditório Waldomiro Gomes. Com o título "Patrimônio Arqueológico do Amapá", o pesquisador apresentou uma síntese atualizada sobre a arqueologia no Amapá. O público, formado por educadores e alunos de graduação, ficou entusiasmado com a riqueza cultural deste tipo de patrimônio, que abrange muito mais do que os conhecidos conjuntos Maracá e Cunani. 
Junto com pesquisadores de outros centro de pesquisa do IEPA, a participação do setor de arqueologia nesta Semana de Museus reforça uma política institucional de popularização da ciência, essencial para ampliar o envolvimento da sociedade com as instituições de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Dialogue conosco :)