quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A fase Aristé que ocupa os territórios do Amapá e da Guiana Francesa foi o assunto de bastante trabalhos realizados no IEPA.
A pesquisa de Carolina de Sousa Santos que apresentou dia 25 de junho, faz parte dessa continuidade analisando o material cerâmico de uma caverna encontrada no munícipio de Calçoene (AP-CA-14). Assim, acrecentou uma nova perspetiva entre outros estudos que foram feitos como sobre contextos de habitação (Silva, 2011) e funerário em poço (Hiriart, 2012).
A partir da tipologia do material e das suas interpretações, Carol pretende comparar o contexto cerimonial em caverna (AP-CA-14) e em sítio megalítico (AP-CA-18). Esperamos que esse trabalho é só o primeiro de inúmeros outros que serão feitos sobre a variedade dos sítios Aristé.


REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HIRIART, Maitena,  2012 - La culture Aristé, les sites mégalithiques et les puits funéraires en Amazonie brésilienne (Amapá), Mémoire de Master 2, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Paris.167.


SILVA, Michel Bueno Flores Da Silva, 2011 - Análise tipológica e espacial do sítio arqueológico AP-OI-06, extremo norte do Amapá, Monográfia de Especialização, Universidade do Estado do Amapá, Macapá.81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Dialogue conosco :)