quinta-feira, 13 de março de 2014

Análise lítica é tema do II Seminário Interno do Laboratório de Arqueologia Peter Hilbert

0 comentários


Nesta última quarta-feira, a equipe do Laboratório de Arqueologia Peter Hilbert (Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA) reuniu-se para dar continuidade ao ciclo de Seminários Internos, que visam ampliar o diálogo entre os colaboradores e ampliar a partilha de conhecimento. Desta vez, o palestrante foi o arqueólogo Kleber de Oliveira Souza, que defendeu recentemente sua dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em antropologia da UFPA (PPGA-UFPA).
Com o título de "Pessoas transformando lugares e reconfigurando a paisagem: a ocupação humana em dois sítios pré-históricos, em área de terra firma na floresta equatorial do Estado do Amapá, a partir da análise das peças líticas", Kleber apresentou pela primeira vez no Amapá um resumo de sua dissertação. Para facilitar a compreensão sobre alguns termos técnicos da análise lítica, o palestrante fez uso de blocos de rocha e realizou algumas ações de lascamento em meio à apresentação, demonstrando um pouco da técnica de lascamento que pode observar nas coleções arqueológicas que analisou.







Arqueólogo Kleber de Oliveira Souza explica termos técnicos da análise lítica fazendo uso de blocos de rocha.







Diferentes ambientes em que são encontradas matérias-primas líticas na região do Amapari.
As coleções líticas analisadas são oriundas de sítios arqueológicos localizados no Município de Pedra Branca do Amapari, e foram resgatadas durante um projeto de arqueologia preventiva conduzido pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA entre 2007 e 2009. Os estudos desenvolvidos por Kleber ampliam o conhecimento sobre este tipo de vestígio arqueológico, indicando que antigos povos indígenas que ocuparam esta região (desde 6000 mil anos atrás) fizeram uso de diferentes estratégias para aquisição de matérias-primas líticas e para seu uso na produção de instrumentos.
Apesar da conclusão do mestrado, Kleber salientou que a pesquisa tem continuidade, destacando alguns pontos que requerem futuros estudos, como as tecnologias de lascamento empregadas no passado. Por hora, o pesquisador está dedicado à análise de outras coleções oriundas do médio Rio Araguari, uma região mais próxima da costa do Estado do Amapá, e que devem permitir comparações com o material do Amapari.



segunda-feira, 10 de março de 2014

Primeira Chamada para Reunião da SAB Norte 2014

0 comentários


SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA – REGIONAL NORTE


Primeira Circular

É com satisfação que anunciamos a II Reunião da SAB Norte (Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira), que será realizada na cidade de Macapá/AP, no período de 25 a 30 de Agosto de 2014.
O evento terá como sede o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, utilizando o Auditório Waldomiro Gomes, localizado na Av. Feliciano Coelho, 1509.
A estrutura do evento foi pensada de forma a criar espaços para discussões em temas transversais, que promovam a integração de pesquisas desenvolvidas a partir de múltiplas linhas de atuação. Com isso, espera-se produzir um espaço de troca e de reflexão entre pesquisadores que usualmente não partilham das mesmas mesas de apresentação, promovendo uma maior interação entre profissionais de diferentes especialidades. Os temas gerais do evento são:
·         Saberes e Tecnologia
·         Corpo e Identidades
·         Estruturas arqueológicas: do micro ao macro
·         Territorialidades e Fronteiras
·         Novas Práticas da Arqueologia Amazônica
Através desta Primeira Circular, convidamos os sócios da SAB ao envio de propostas para Simpósios Temáticos. As propostas poderão ser enviadas até 28 de Março, para o endereço eletrônico sabnorte2014@gmail.com.
Os requisitos para submissão de propostas são:
a) os sócios devem estar em dia com anuidades da Sociedade de Arqueologia Brasileira;
b) cada sócio poderá ser o primeiro proponente de apenas UMA proposta e primeiro autor de apenas UMA comunicação;
c) as propostas devem contemplar ao menos uma das linhas temáticas apontadas acima;
As propostas devem ser enviadas em arquivo de texto, com as seguintes informações:
·         Título da Proposta
·         Linhas Temáticas contempladas
·         Proponentes, com nome completo, email e instituição (se for o caso). No caso de mais de um proponente, inclusive no caso de Coletivos, deve ser indicada a pessoa que será o contato preferencial com a Comissão.
·         Resumo, com até 300 palavras, contendo objetivos e justificativa.
·         É sugerido que os proponentes convidem um debatedor, que conduzirá a discussão ao final da sessão, indicando o nome na proposta. No caso de propostas sem indicação de debatedor, caberá à Comissão Científica indicá-lo.
A estrutura do evento foi planejada para a apresentação de sete comunicações, de 25 minutos cada, por Simpósio Temático. Os proponentes terão 15 minutos para fazer uma introdução, e haverá ainda 50 minutos para o debate ao final da sessão. Os tempos serão rigorosamente controlados, a fim de garantir o bom andamento do evento.
As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica. Os aceites serão publicados até o dia 21 de Abril de 2014.
Uma vez selecionada a proposta, caberá aos proponentes fazer a seleção das comunicações que vão compor cada Simpósio Temático, sugerindo – se for o caso – a inscrição em outra modalidade (Comunicação Avulsa ou Pôster). Os proponentes de Simpósios devem, portanto, estar cientes de prazos que deverão cumprir junto à Comissão Científica durante a fase de inscrição de comunicações. 

Informações mais detalhadas sobre valores e prazos de inscrições serão divulgados na II Circular.

Esperamos a todos no meio do mundo!


Comissão científica

Dra. Cristiana Barreto (MAE/USP)
Dra. Helena Lima (MPEG)
Dr. Claide de Paula Moraes (UFOPA)
Dr. Diogo Costa (PPGA/UFPA)
Msc. João Darcy de Moura Saldanha (IEPA)
Msc. Mariana Petry Cabral (IEPA)