quarta-feira, 18 de junho de 2014

0 comentários
CICLO DE SEMINÁRIOS INTERNOS DO IEPA/NUPARQ

ANTIGAS PRÁTICAS FUNERÁRIAS NA FOZ DO AMAZONAS, UMA INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DOS DADOS BIOCULTURAIS.

Avelino Gambim Jr, 

Mestrando do PPGArq-MNRJ



Na área da foz do Amazonas, compreendida pelo setor costeiro amazônico do Estado do Amapá, existem sítios arqueológicos com habitações que possuem estruturas funerárias com deposições de urnas e próximas a buracos de poste interpretados como pertencentes a antigas cabanas. Estes sítios estão localizados em áreas de terra firme com rios, igarapés e campos alagáveis. A pesquisa apresentada busca compreender a variabilidade mortuária no sítio Curiaú Mirim I, escavado pela equipe do NuPArq/IEPA em 2011 e 2014.
Através de dados bioculturais dos indivíduos sepultados, atentando aos diferentes tipos de estruturas negativas, objetiva-se então identificar como se deu o sepultamento nesse sítio, os acompanhamentos funerários, seguido pelos aspectos locacionais. Procura-se relacionar os dados da análise com os dados etnográficos, etnohistóricos  e  arqueológicos das Guianas e da foz do Amazonas.
Os resultados obtidos servirão para elucidar questões referentes aos indivíduos, para compreender a variabilidade mortuária e se possível levantar algumas inferências quanto a organização social. Esta pesquisa resultará em uma dissertação de mestrado pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro, sob orientação da professora Dra. Cláudia R. Carvalho e Apoio institucional do Núcleo de Pesquisa arqueológica do Amapá-IEPA a cargo dos arqueólogos Mariana Cabral e João Saldanha.