sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ARQUEOLOGIA NA ESCOLA RAIMUNDA DO PASSOS - O sítio Curiaú Mirim I

1 comentários


ARQUEOLOGIA NA ESCOLA RAIMUNDA DO PASSOS

            Ontem, pela manhã e tarde do dia 5 de Novembro de 2015, a Escola Raimunda dos passos, localizada no bairro Novo Horizonte recebeu a equipe de Arqueologia do IEPA para realizar atividades educativas junto aos alunos da sexta série do ensino fundamental. A atividade buscou divulgar os resultados preliminares de pesquisas que estão sendo feitas sobre sítio arqueológico Curiaú Mirim.

            Desta forma, apresentamos a importância da história local e como os alunos podem aprender com o mundo que os rodeia. A ideia foi valorizar o conhecimento da turma sobre a história do seu bairro ou Macapá e a partir disso, apresentar aos alunos uma história muito diferente, a história da nossa diversidade cultural utilizando como exemplo o sítio arqueológico Curiaú Mirim.  No decorrer da atividade também procuramos sensibilizar esses alunos para que contribuam com a preservação e divulgação do nosso patrimônio arqueológico.

        Foram realizadas além de apresentações expositivo-dialogadas, demonstrações de ferramentas utilizadas pelos arqueólogos, demonstração de artefatos arqueológicos e atividades lúdicas. 

         Esta é uma das primeiras etapas de divulgação dos resultados da pesquisa no sítio. As etapas seguintes irão incluir a comunidade do Quilombo do Curiaú.

             

















Agradecimentos:
Escola Raimunda dos Passos
Catiane Souza Costa Paixão
Alexandra Guimarães
Cristina Brito
Robeli Chagas
Jelly Lima