quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Laboratório de Arqueologia Peter Hilbert inicia rodada de Seminários Internos

A equipe do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA reuniu-se esta manhã para a realização do I Seminário Interno do ano de 2014. Este tipo de seminário visa congregar os colaboradores do Núcleo, com a apresentação - a cada sessão - da pesquisa de um dos membros da equipe. Com isso, o trabalho de cada um é partilhado com os outros colegas, contribuindo para fortalecer o diálogo e criando um ambiente de debate, desde questões metodológicas até às interpretações realizadas.
 
Os Seminários Internos tem como objetivo incentivar a troca entre os colaboradores e ajudar no fortalecimento científico do grupo, com a partilha de experiências e conhecimentos.
Esta primeira sessão foi apresentada pelo Prof. Esp. Alan Silva Nazaré, e foi intitulada "Interpretações preliminares sobre o sítio Curiaú Mirim: Estudo de caso da cerâmica".
Entre o material analisado por Alan, há urnas antropomorfas e vasilhas com variada decoração.
Com foco na análise cerâmica da coleção de um sítio arqueológico localizado na zona norte de Macapá (bairro Curiaú Mirim), Alan mostrou um excelente trabalho de descrição de um conjunto com mais de duzentas vasilhas. Este sítio, escavado pelo IEPA em 2011, apresentou um conjunto rico de estruturas arqueológicas, com deposições funerárias e outros arranjos. Um dos temas de pesquisa que Alan está desenvolvendo com este trabalho é a presença de cerâmicas com características de variadas fases arqueológicas, como Koriabo, Marajoara, Mazagão e Caviana. Contextos arqueológicos como este devem contribuir para entendermos melhor como diferentes grupos indígenas interagiram nesta região no passado mais remoto.
O próximo seminário será apresentado pelo pesquisador Msc. Kleber de Oliveira Souza, que vai apresentar resultados da sua pesquisa de mestrado, defendido em 2013 no PPGA/UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Dialogue conosco :)